Horário de verão acaba neste sábado; relógios devem ser atrasados em uma hora | Noticias Cerrado

Horário de verão acaba neste sábado; relógios devem ser atrasados em uma hora

Horário de verão acaba neste sábado; relógios devem ser atrasados em uma hora




adores do Distrito Federal e das demais unidades da federação das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (18), quando termina o horário de verão.
Esta foi a 41ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.
Os dias de começo e término do horário de verão foram padronizados por um decreto de 2008. Pelo texto, os relógios são adiantados no terceiro domingo de outubro de cada ano, e voltam à sincronia habitual no terceiro domingo de fevereiro.

Redução do consumo


Fim do Horário de Verão: atrase seu relógio em uma hora (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo o governo, entre 2005 e 2015, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. De acordo com eles, isso equivale, em todo o horário de verão, ao consumo mensal aproximado de energia em Brasília.
O governo explica que o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões.



SIGA-NOS GOOGLE+

AUTOR Daniel Baptista

    COMENTE PELO BLOGGER
    COMENTE PELO FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário